Gustavo Courbet foi um pintor francês pertencente à escola realista. Sua temática preferida eram as paisagens campestres e marítimas,representado a realidade de forma diretaSuas primeiras obras foram uma série de auto-retratos. Em 1844 expôs pela primeira vez noSalão de Paris e dois anos mais tarde apresentou os quadros Enterro em Ornans e O Ateliê do Artista, que lhe custaram críticas severas e a recusa do Salão de Paris devido aos seus temas demasiadamente prosaicos. Foi então que Courbet construiu um pavilhão perto do Salão, onde expôs quarenta e quatro de suas obras, que chamou de realista, fundando assim esse movimento.Seus últimos anos de vida foram bastante conturbados. Durante a Comuna de Paris, foi nomeado presidente do comitê para preservar obras de arte. Foi preso ao se envolver na destruição da coluna de Napoleão em Vendôme. Depois de ter que reconstruir o que destruiu, foi para Suíça, onde morreu no dia 31 de dezembro 1877.
Joseph Rudyard Kipling foi um autor e poeta britânico nascido no dia 30 de dezembro de 1865. É mais conhecido por seus livros "The Jungle Book" (1894), "The Second Jungle Book" (1895), "Just So Stories" (1902) e "Puck of Pook's Hill" (1906); sua novela, "Kim" (1901); seus poemas , incluindo "Mandalav" (1890), "Gunga Din" (1890), "If" (1910) e "Ulster 1912" ; e seus muitos contos curtos, incluindo "The Man Who Would Be King" (1888) e as compilações "Life's Handcap" (1891), "The Day's Work" (1898) e "Plain Tales from the Hills" (1888). É considerado o maior "inovador na arte do conto curto" e um dos escritores mais populares da Inglaterra em prosa e poema. Recebeu o nobelde Literatura de 1907, tornando-se o primeiro autor de língua inglesa a receber esse prêmio e, até hoje, o mais jovem a recebê-lo. Faleceu no dia 18 de janeiro de 1936, aos 70 anos.
"Tenho seis regras que me ensinaram tudo o que sei: O quê?, Porquê?, Quando?, Como?, Onde?, e Quem?"
Rudyard Kipling
"Se Se és capaz de manter tua calma, quando, todo mundo ao redor já a perdeu e te culpa. De crer em ti quando estão todos duvidando, e para esses no entanto achar uma desculpa.
Se és capaz de esperar sem te desesperares, ou, enganado, não mentir ao mentiroso, Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares, e não parecer bom demais, nem pretensioso.
Se és capaz de pensar - sem que a isso só te atires, de sonhar - sem fazer dos sonhos teus senhores. Se, encontrando a Desgraça e o Triunfo, conseguires, tratar da mesma forma a esses dois impostores.
Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas, em armadilhas as verdades que disseste E as coisas, por que deste a vida estraçalhadas, e refazê-las com o bem pouco que te reste.
Se és capaz de arriscar numa única parada, tudo quanto ganhaste em toda a tua vida. E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada, resignado, tornar ao ponto de partida.
De forçar coração, nervos, músculos, tudo, a dar seja o que for que neles ainda existe. E a persistir assim quando, exausto, contudo, resta a vontade em ti, que ainda te ordena: Persiste!
Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes, e, entre Reis, não perder a naturalidade. E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes, se a todos podes ser de alguma utilidade.
Se és capaz de dar, segundo por segundo, ao minuto fatal todo valor e brilho. Tua é a Terra com tudo o que existe no mundo, e - o que ainda é muito mais - és um Homem, meu filho!"
Apesar do comportamento muitas vezes polêmico, eu a considero como uma das melhores cantoras do rock dos anos 90. Cássia Rejane Eller nasceu no dia 10 de dezembro de 1962 e com 14 anos demonstrou interesse por música ao ganhar o seu primeiro violão. A partir daí não parou mais, indo de cantora de coral a catora de trio elétrico em Brasília, cantando inclusive forró. O ano de 2001 foi seu ano mais produtivo. Entre maio e dezembro, Cássia Eller fez 95 shows. Gravou em DVD nos moldes de sua preferência - ao vivo: o Acústico MTV, gravado entre 7 e 8 de março. No fim do ano, ela se apresentaria na Praça do Ó, no Rio de Janeiro, durante os festejos do reveillon. Faleceu dois dias antes, em 29 de dezembro de 2001, no auge de sua carreira, de infarto agudo do miocádio, causado, ao que tudo indica, por overdose de cocaína e álcool. Nos deixou algumas interpretações grandiosas.
Cândido Portinari é um dos artistas mais prestigiados do Brasil e o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional. Hoje faz 108 anos do seu nascimento (29 de dezembro de 1903). Portinari pintou quase cinco mil obras (de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como "O Lavrador de Café", a gigantescos murais, como os painéis "Guerra e Paz". Morreu no dia 06 de fevereiro de 1962, envenenado cronicamente pelos metais que compunham as mesmas tintas que o consagraram.
Charles Goodyear nasceu no dia 29 de dezembro de 1800. Foi um inventor americano que ficou conhecido por ter criado o método de vulcanização da borracha. A vulcanização nada mais é do que misturar enxofre com borracha em altas temperaturas. Isso faz com que a borracha resista a variações de temperatura. Em 1855 recebeu a Grande Médaille d'Honneur e a Croix de la Légion d'Honneur porém não conseguiu a patente dos seu invento. Morreu na miséria, no dia 01 de julho de 1860, aos 59 anos.
Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck , nasceu no dia 1 de agosto de 1744. Foi um naturalista francês que desenvolveu a teoria dos caracteres adquiridos, hoje uma teoria desacreditada, e o introdutor do termo"biologia. Lamarck acreditava que, como o ambiente terrestre sofre modificações constantes, as suas alterações estruturais forçam os seres que nele vivem a se transformarem para se adaptarem ao novo meio. Ao longo de muitas gerações (milhões de anos), o acúmulo de alterações pode levar ao surgimento de novos grupos de seres vivos. Assim, modificações no ambiente causam alterações nas "necessidades", no comportamento, na utilização e desenvolvimento dos órgãos, na forma das espécies ao longo do tempo - e por isso causam a transmutação das espécies (evolução). Lamarck defendia a geração espontânea contínua das espécies, com os organismos mais simples a serem depois transmutados com o tempo (pelo seu mecanismo) tornando-se mais complexos e próximos da perfeição ideal. Acreditava portanto num processo teleológico, com um fim determinado em que os organismos se tornam mais perfeitos à medida que evoluem. Hoje a teoria mais aceita é a da Evolução das Espécies por Seleção Natural, de Charles Darwin.
Louis Pasteur foi um cientista francês que nasceu em 27 de dezembro de 1822. Se estivesse vivo ele estaria fazendo 189 anos hoje. Suas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina. Entre seus feitos mais notáveis pode-se citar a redução da mortalidade por febre puerperal (febre nas mulheres que acabavam de dar a luz) e a criação da primeiravacina contra a raiva. Seus experimentos deram fundamento para a teoria microbiológoic adas doenças. Foi o criador do método conhecido como pasteurização ( de "pasteur"), no qual ele aquecia e resfriava o leite rapidamente, destruindo assim os microorganismos causadores de doenças presentes no leite. É considerado um dos três principais fundadores damicrobiologia, juntamente com ferdinand Cohn e Robert Koch. Faleceu no dia 28 de setembro de 1895, aos 72 anos. O que mais chama a atenção é que ele sempre se mostrou um fervoroso cristão, mesmo com toda a sua dedicação à ciência. Aliás, há uma citação atribuída a Pasteur que reflete bem isso:
"Quanto mais sei, mais a minha fé se aproxima da do camponês bretão. Gostaria de saber tudo, mas eu teria a fé da esposa de um camponês bretão"
E esse eu não poderia deixar passar. Apesar de dispensar apresentações, vou tecer alguns comentários. Charles Spencer Chaplin, mais conhecido como Charlie Chaplin, nasceu em Londres, no dia 16 de abril de 1889. Foi ator, diretor, produtor, comediante, empresário, escritor, dançareino, roteirista e músico (e cada profissão exercida com perfeição). Foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão. É bastante conhecido pelos seus filmes "O Imigrante", "O Garoto", "Em Busca do Ouro" (considerado por ele seu melhor filme", "O Circo", Luzes da Cidade", "Tempos Modernos", "O Grande Ditador", "Luzes da Ribalta", "Um Rei em Nova Iorque" e "A condesa de Hong Kong". Seu principal e mais famoso personagem foi Carlitos ou "O Vagabundo". Era um em um andarilho pobretão que possuia todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco, uma bengala de bambue - sua marca pessoal - um pequeno bigode-de-broxa. Segue um dos discursos mais belos e atuais discursos escritos e proferidos poer ele ("O grande Ditador").
Chaplin morreu dormindo aos 88 anos de idade em consequência de um acidebnte vascular cerebral no Dia de Natal de 1977, na Suíça. Hoje, portanto faz 34 anos da sua morte. Como legado deixou filmes, músicas, pensamentos e a interpretação de um dos mais engraçados personagens de cinema de todos os tempos.
" A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos." Charles Chaplin
"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.
Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.
Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?" Charles Chaplin
"Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato. E então, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima. Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades. Hoje sei que isso é...Autenticidade. Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Hoje chamo isso de... Amadurecimento. Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo. Hoje sei que o nome disso é... Respeito. Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que se chama... Amor-próprio. Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro. Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo. Hoje sei que isso é... Simplicidade. Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes. Hoje descobri a... Humildade. Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude. Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada. Tudo isso é... Saber viver!!!"
Charles Chaplin
"Não fique triste quando ninguém notar o que fez de bom Afinal... O sol faz um enorme espetaculo ao nascer,e mesmo assim, a maioria de nós continua dormindo."
Charles Chaplin
"A vida me ensinou... A dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração; Sorrir às pessoas que não gostam de mim, Para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam; Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, para que eu possa acreditar que tudo vai mudar; Calar-me para ouvir; aprender com meus erros. Afinal eu posso ser sempre melhor. A lutar contra as injustiças; sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo. A ser forte quando os que amo estão com problemas; Ser carinhoso com todos que precisam do meu carinho; Ouvir a todos que só precisam desabafar; Amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos; Perdoar incondicionalmente, pois já precisei desse perdão; Amar incondicionalmente, pois também preciso desse amor; A alegrar a quem precisa; A pedir perdão; A sonhar acordado; A acordar para a realidade (sempre que fosse necessário); A aproveitar cada instante de felicidade; A chorar de saudade sem vergonha de demonstrar; Me ensinou a ter olhos para "ver e ouvir estrelas", embora nem sempre consiga entendê-las; A ver o encanto do pôr-do-sol; A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser; A abrir minhas janelas para o amor; A não temer o futuro; Me ensinou e está me ensinando a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesmo tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher."
Charles Chaplin
"Um dia sem rir é um dia desperdiçado."
Charles Chaplin
"A vida é uma tragédia quando vista de perto, mas uma comédia quando vista de longe."
Charles Chaplin
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuara vivendo, mas terá deixado de existir".
Charles Chaplin
"Nada é permanente nesse mundo cruel. Nem mesmo os nossos problemas."
Charles Chaplin
"Chega um momento em sua vida, que voce sabe: Quem é imprescindivel para voce, quem nunca foi, quem não é mais, quem será sempre!!
Charles Chaplin
"É saudável rir das coisas mais sinistras da vida, inclusive da morte. O riso é um tônico, um alívio, uma pausa que permite atenuar a dor." Charles Chaplin
"A vida vista de perto é uma tragédia, mas vista de longe é uma comédia."
Charles Chaplin
" Chorar não resolve, falar pouco é uma virtude, aprender a se colocar em primeiro lugar não é egoismo. Para qualquer escolha se segue alguma consequência, vontades efêmeras não valem a pena, quem faz uma vez, não faz duas necessariamente, mas quem faz dez, com certeza faz onze. Perdoar é nobre, esquecer é quase impossível. Quem te merece não te faz chorar, quem gosta cuida, o que está no passado tem motivos para não fazer parte do seu presente, não é preciso perder pra aprender a dar valor, e os amigos ainda se contam nos dedos.Aos poucos você percebe o que vale a pena, o que se deve guardar pro resto da vida, e o que nunca deveria ter entrado nela. Não tem como esconder a verdade, nem tem como enterrar o passado, o tempo sempre vai ser o melhor remédio, mas seus resultados nem sempre são imediatos."
Charles Chaplin
"Perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve."
Charles Chaplin
"Aprender a se colocar em primeiro lugar não é egoísmo, nem orgulho. É Amor Próprio."
Santo Inácio de Loyola ou Loiola, nascido Íñigo López em 24 de dezembro de 1491, foi o fundador da Companhia de Jesus, cujos membros são conhecidos como jesuítas, uma ordem religiosa católica romana, que teve grande importância na reforma católica. Morreu em Roma em 31 de julho de 1556, aos 64 anos. Nesta data, os jesuítas eram aproximadamente 1000, espalhados em 110 casas e 13 províncias. Eram 35 colégios em funcionamento e mais cinco aprovados. Atualmente, a Companhia de Jesus constitui a maior ordem religiosa do mundo, com cerca de 30.000 membros, 500 universidades e colégios e 200.000 estudantes anuais.
"O amor deve consistir mais em obras que em palavras." Inácio de Loiola "Ninguém sabe o que Deus faria de nós, se não opuséssemos tantos obstáculos à sua graça" Inácio de Loiola
Samuel Beckett foi um dramaturgo e escritor irlandês, nascido em abril de 1906. Aos 63 anos recebeu o Nobel de Literatura. Suas obras são famosas pela riqueza metafórixa imensa, privilegiando uma visão pessimista acerca do fenômeno humano. Tanto que suas obras já foram traduzidas em mais de trinta línguas. É considerado um dos principais autores do denominado teatro do absurdo. Sua obra mais famosa tanto Brassil como emPortugal é a peça "Esperando Godot". Faleceu no dia 22 de dezembro de 1989, aos 83 anos, de enfisema pulmonar, contra o qual já lutava havia três anos.
Outro ídolo.Ralph Nathaniel Fiennes completa hoje 49 anos. O ator britânico acumula papéis marcantes, sendo o mais conhecido o vilão Valdemort, da série Harry Potter (irreconhecível, devido à maquiagem). Ganhou o prêmio Bafta de melhor ator coadjuvante no filme "A Lista de Schindler" (1994) e o prêmio Tony Award como Melhor Ator Principal na peça Hamlet (1995). Segue o trecho de uma de suas melhores atuações, na minha opinião. Eu recomendo!
Robin Hugh Gibb é músico, cantor e compositor britânico, nascido no dia 22 de dezembro de 1949. Poucos o conhecem pelo nome, mas não há quem não conheça o grupo do qual faz parte: Bee Gees. É irmão gêmeo de Maurice Gibb, morto em2003, e que também era um dos membros dos Bee Gees. Hoje segue uma carreira solo de sucesso, com vários hits e álbuns. E pra matar saudades...
Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes,nasceu em dezembro de 1944. Foi seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Sua atividade política visando a preservação da Floresta Amazônica e lhe deu projeção mundial. Foi um edos fundadores do Partido dos Trabalhadores e um dos seus dirigentes no Acre. No dia 22 de dezembro de 1988, exatamente uma semana após completar 44 anos, Chico Mendes foi assassinado com tiros de escopeta no peito na porta dos fundos de sua casa, quando saía para tomar banho. Chico anunciou que seria morto em função de sua intensa luta pela preservação da Amazônia, e buscou proteção, mas as autoridades e a imprensa não deram atenção. Após a morte de Chico Mendes as coisas não mudaram muito. Afinal, defensores da preservação ambiental continuam sendo ameaçados de morte e assassinados diariamente na região da Amazônia.
"Se descesse um enviado dos céus e me garantisse que minha morte iria fortalecer nossa luta até que valeria a pena. Mas a experiência nos ensina o contrário. Então eu quero viver. Ato público e enterro numeroso não salvarão a Amazônia. Quero Viver." Chico Mendes
E hoje faz 31 anos do falecimento de Nelson Falcão Rodrigues importante dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro.Nascido em Recife-PE, em 1912, escreveu sua primeira peça ("A mulher sem pecado") em 1941, aos 29 anos que lhe deu os primeiros sinais de prestígio dentro do cenário teatral. O sucesso mesmo veio com Vestido de Noiva, que trazia, em matéria de teatro, uma renovação nunca vista em nossos palcos. Suas peças são comumente taxadas como obscenas e imorais. Faleceu em 1980, no Rio de Janeiro.
"Todo amor é eterno. Se não é eterno, não era amor." Nelson Rodrigues
"Se os fatos são contra mim, pior para os fatos." Nelson Rodrigues
Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage nasceu em Lisboa, no dia 21 de dezembro de 1805. Foi um poeta português, considerado por muitos como o maior representante do arcadismo lusitano, com forte presença na literatura portuguesa do século XIX. Tem como principais obras:
A Morte de D. Ignez
A Pavorosa Illusão
A Virtude Laureada
Elegia
Improvisos de Bocage
Mágoas Amorosas de Elmano
Queixumes do Pastor Elmano Contra a Falsidade da Pastora Urselina.
Morreu no dia 21 de dezembro de 1805, de aneurisma cerebral
Giovanni Boccaccio, nascido em 16 de junho de 1313 foi um poeta e crítico literário italiano, especializado na obra de Dante Alighieri. É autor de um número notável de obras, mas "Decamerão" fez dele o primeiro grande realista da literatura universal. Ao ler "A Comédia", de Dante Alighieri, ficou tão fascinado que a renomeou de "A Divina Comédia", título com que a obra seria imortalizada. Faleceu em 1375, aos 62 anos, e encontra-se sepultado na Igreja de São Jacó e Filipe na Toscana.
"Mais vale agir na disposição de nos arrependermos do que arrependermo-nos de nada termos feito."
E para os fãs da física quântica, nascia dia 20 de dezembro de 1917 o físico quântico estadunidense David Joseph Bohm. Contribuiu significativamente para a física quântica e para a teoria da relatividade. Seu primeior livro, "Teoria Quântica" (1951), foi considerado por Einstein a exposição mais clara que ele já havia visto sobre o assunto. E para quem acha que física e filosofia são extremos opostos, Bohm lançou "Totalidade e Ordem Implícita" e "Ciência, Ordem e Criatividade", nos quais expressou sua abordagem da filosofia e da física., a partir das idéias filosóficas de Krishnamurti, do qual era fã. Em seus últimos anos desenvolveu a técnica que se tornou conhecida como Diálogo de Bohm, na qual "objetivos coletivos" e "espaço livre" são os pré-requisitos mais importantes. Acreditava que, levados adiante em escala suficiente, tais Diálogos ajudariam a superar a fragmentação na sociedade. Morreu em 1992, de infarto agudo do miocárdio, com 74 anos.
"O universo começa a parecer-se mais com uma grande ideia do que com uma grande máquina."David Bohm
Emily Jane Brontë foi uma escritora e poetisa britânica, nascida em 30 de julho de 1818. É autora do romance Wuthering Heights (O Morro dos Ventos Uivantes, 1847), hoje considerado um clássico da literatura mundial. Ela escrevia sob o pseudônimo masculino Ellis Bell. Morreu no dia 19 de dezembro de 1848, de tuberculose.
"Traição eviolência são facas de dois gumesque ferem mais aqueles que as usam do que aqueles contra os quais eles as usam."
Alexandre Manuel Vahía de Castro O'Neill ou, simplesmente, Alexandre O'Neill, nasceu em 19 de dezembro de 1924, em Lisboa. Descendente de irlandeses, foi um importante poeta do movimento surrealista e um dos fundadores do Movimento Surrealista de Lisboa. Seus temas principais eram a solidão, o amor, o sonho, a passagem dotempo, a morte e o medo. Publicou inúmeras obras (poesias, prosas, antologias e traduções). Morreu em 1986, após um segundo acidente vascular cerebral.
"Mal nos conhecemos Inauguramos a palavra amigo! Amigo é um sorriso De boca em boca, Um olhar bem limpo Uma casa, mesmo modesta, que se oferece. Um coração pronto a pulsar Na nossa mão! Amigo (recordam-se, vocês aí, Escrupulosos detritos?) Amigo é o contrário de inimigo! Amigo é o erro corrigido, Não o erro perseguido, explorado. É a verdade partilhada, praticada. Amigo é a solidão derrotada! Amigo é uma grande tarefa, Um trabalho sem fim, Um espaço útil, um tempo fértil, Amigo vai ser, é já uma grande festa!"
Italo Svevo,pseudônimo de Aron Hector Schmitz, nome depois italianizado para Ettore Schmitz, foi um escritor e dramaturgo italiano nascido em 19 de dezembro de 1861. Sua obra mais famosa, "Consciência de Zeno", é o terceiro livro de uma trilogia, junto com "Uma Vida" e "Senilidade". Morreu em um acidente de carro em 13 de setembro de 1928, com 67 anos, quando escrevia o quarto romance, continuação de "Consciência de Zeno".
"A vida não é nem feia, nem bonita, mas é original!" Italo Svevo
Hoje Steven Spielberg está fazendo 65 anos. É considerado por muitos, inclusive por críticos de renome, um dos melhores diretores de cinema de todos os tempos. Não sou eu quem vai dizer o contrário, né? Basta observar a lista dos filmes que ele dirigiu. Umas lista muito eclética, por sinal, o que ressalta mais ainda a sua competência. Segue uma pequena amostra:
Tubarão (1975): o primeiro filme de terror/suspense que eu lembro ter assistido. Pense no medo...
Os Caçadores da Arca Perdida (1981): ri muito!
E.T- o extraterrestre (1982): emocionante!
Jurassic Park- Parque dos Dinossauros (1993): marcou pelos efeitos especiais.
A Lista de Schindler (1993): chorei muito!
O Resgate do Soldado Ryan (1998): show de elenco!
e muitos outros... (acho que assiti todos)
Coloquei um trecho de "A Cor Púrpura" (1985), um drama que fala da discriminação racial e sexual. Eu recomendo. Direção brilhante dele: Steven Spielberg!
Adolfo Lutz foi um médico e cientista brasileiro, pai da medicina tropical (minha área, com muito orgulho)e da zoologia médica no Brasil. Foi também o pioneiro na área de epidemiologia e na pesquisa de doenças infecciosas. Lutz foi o primeiro cientista latino-americano a estudar e confirmar os mecanismos de transmissão da febre amarela pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito transmissor da dengue. Hoje faz 156 anos do seu nascimento.
Se estivesse vivo, Érico Veríssimo estaria completando hoje 106 anos. Considerado um dos melhores autores do século XX, Érico Lopes Veríssimo (isso mesmo, ele era Lopes!) escreveu diversas obras magníficas, dentre as quais eu destaco "Olhai os Lírios do Campo" e "Clarissa". Ambas marcaram minha infância. Um pensamento de Érico veríssimo? Ah, são tantos... mas este é o que eu acho mais interessante:
"Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento."
Marguerite Yourcenar, pseudônimo de Marguerite Cleenewerck de Crayencour, foi uma escritora belga que nasceu em 1903 falecida há exatos 24 anos. Foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Francesa de Letras. O livro "Memórias de Adriano" é sua obra mais conhecida. Deixou inúmeros pensamentos que me fazem refletir. Mas um eu gostaria de destacar agora (fico devendo outros):
"O nosso maior erro consiste em tentarmos colher de cada pessoa em particular as virtudes que elas não têm, e de nos esquecermos de cultivar as que de fato são suas." É ou não é verdade?
Hoje faz 146 anos do nascimento de Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, conhecido como Olavo Bilac, jornalista e poeta brasileiro, membro fundador da academia brasileira de letras. É considerado o “príncipe dos poetas brasileiros” e o mais importante de nossos poetas parnasianos. Com ele aprendi uma receita bem simples de felicidade: " 'Que fazer para ser como os felizes?'...Ama!"
Adoro desafios.Fui estimulada a iniciar este espaço por alguns "seguidores" do facebook, que acham que as minhas postagens mereciam um local de maior destaque. Sinceramente, não achei que o que eu escrevia e pensamentos que eu reproduzia fossem tão importantes para os outros. Pois então, aí vai. É um desafio. Vou conseguir? Não sei, mas prometo que vou tentar!