Louis Pasteur foi um cientista francês que nasceu em 27 de dezembro de 1822. Se estivesse vivo ele estaria fazendo 189 anos hoje. Suas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina. Entre seus feitos mais notáveis pode-se citar a redução da mortalidade por febre puerperal (febre nas mulheres que acabavam de dar a luz) e a criação da primeiravacina contra a raiva. Seus experimentos deram fundamento para a teoria microbiológoic adas doenças. Foi o criador do método conhecido como pasteurização ( de "pasteur"), no qual ele aquecia e resfriava o leite rapidamente, destruindo assim os microorganismos causadores de doenças presentes no leite. É considerado um dos três principais fundadores damicrobiologia, juntamente com ferdinand Cohn e Robert Koch. Faleceu no dia 28 de setembro de 1895, aos 72 anos.
O que mais chama a atenção é que ele sempre se mostrou um fervoroso cristão, mesmo com toda a sua dedicação à ciência. Aliás, há uma citação atribuída a Pasteur que reflete bem isso:
"Quanto mais sei, mais a minha fé se aproxima da do camponês bretão. Gostaria de saber tudo, mas eu teria a fé da esposa de um camponês bretão"
Nenhum comentário:
Postar um comentário