quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Chico Mendes

Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes,nasceu em dezembro de 1944. Foi seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Sua atividade política visando a preservação da Floresta Amazônica e lhe deu projeção mundial. Foi um edos fundadores do Partido dos Trabalhadores e um dos seus dirigentes no Acre.
No dia 22 de dezembro de 1988, exatamente uma semana após completar 44 anos, Chico Mendes foi assassinado com tiros de escopeta no peito na porta dos fundos de sua casa, quando saía para tomar banho. Chico anunciou que seria morto em função de sua intensa luta pela preservação da Amazônia, e buscou proteção, mas as autoridades e a imprensa não deram atenção.
Após a morte de Chico Mendes as coisas não mudaram muito. Afinal, defensores da preservação ambiental continuam sendo ameaçados de morte e assassinados diariamente na região da Amazônia.

"Se descesse um enviado dos céus e me garantisse que minha morte iria fortalecer nossa luta até que valeria a pena. Mas a experiência nos ensina o contrário. Então eu quero viver. Ato público e enterro numeroso não salvarão a Amazônia. Quero Viver."
Chico Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário