Lamarck
Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck , nasceu no dia 1 de agosto de 1744. Foi um naturalista francês que desenvolveu a teoria dos caracteres adquiridos, hoje uma teoria desacreditada, e o introdutor do termo"biologia. Lamarck acreditava que, como o ambiente terrestre sofre modificações constantes, as suas alterações estruturais forçam os seres que nele vivem a se transformarem para se adaptarem ao novo meio. Ao longo de muitas gerações (milhões de anos), o acúmulo de alterações pode levar ao surgimento de novos grupos de seres vivos. Assim, modificações no ambiente causam alterações nas "necessidades", no comportamento, na utilização e desenvolvimento dos órgãos, na forma das espécies ao longo do tempo - e por isso causam a transmutação das espécies (evolução).
Lamarck defendia a geração espontânea contínua das espécies, com os organismos mais simples a serem depois transmutados com o tempo (pelo seu mecanismo) tornando-se mais complexos e próximos da perfeição ideal. Acreditava portanto num processo teleológico, com um fim determinado em que os organismos se tornam mais perfeitos à medida que evoluem. Hoje a teoria mais aceita é a da Evolução das Espécies por Seleção Natural, de Charles Darwin.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgFpH0KfHBjYB2P4u7ACNHGqsbmMUh6nsU4WFc-e4eSGcrT4wlwkH8oqiG4vM04XxuJYgsSPCoBktxx-_yX-AuRctqSk_YJOfHd3Z9PCzdep9sEvF24uggbo0Nxwh6s2673lpqY91YX_8/s400/Lamarck+X+Darwin)
http://abracadabra.spaceblog.com.br/1645013/Quem-foi-Lamarck/
"A natureza não faz nada bruscamente."
Jean Lamarck
Faleceu no dia 28 de dezembro de 1829, aos 85 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário